quinta-feira, 25 de novembro de 2010

                                Capa e contracapa do novo CD Cândidos, parceria entre
                                           Simone Guimarães e Isaac Cândido.



Meus caros amigos leitores, dia desses recebi via e-mail um presente maravilhoso e seria impossível não compartilhá-lo com vocês. O presente veio de longe, lá da Cidade Maravilhosa e teve como remetente o meu novo e já muito querido amigo Tuca Zamagna, autor do ilustríssimo blog Desinformação Seletiva .

Tuca me mandou, gentilmente, um material artístico precioso de uma grande amiga dele  pela qual tenho imensa admiração: Simone Guimarães.

Paulista de Santa Rosa de Viterbo, quase na divisa com Minas. Exímia compositora, cantora e instrumentista. Desde pequena já recebia fortes influências da música mineira e também da musicalidade da família (seu pai  tocava vários instrumentos e o avô era maestro). Costuma estar cercada de grandes nomes em seus trabalhos musicais, dentre eles o mais assíduo é Milton Nascimento, que é amigo de Simone desde que ela tinha 13 anos de idade. Mas suas parcerias não param por aí, seus trabalhos já contaram com a participação de Maria Bethânia, Ivan Lins, os irmãos Dori e Danilo Caymmi, Elba Ramalho, Francis Hime e Zé Renato, entre outros. Além de Dori e Danilo, a filha de Dorival Caymmi, a exigente e impecável Nana, gravou em seu mais recente CD a bela e sofisticada "Confissão", de Antonio Carlos Begonha e  Simone Guimarães.


Ao longo desse tempo, Simone tem sido sucesso de público e de crítica.  Além de sua refinada interpretação vocal, tem um talento nato para compor músicas e letras repletas de sensibilidade e delicadezas. Seu estilo musical imprime brasilidade, enveredando pelo regional e o erudito, num flerte com o estilo moderno do Clube da Esquina. É impossível ficar imune a tanto talento e doçura reunidos numa pessoa só.


E agora em dezembro ela estará lançando seu mais novo CD (o sétimo na carreira), que se intitula "Cândidos" e que leva este nome justamente porque Simone canta somente composições do cearense Isaac Cândido, autor de melodias e harmonias sofisticadas, considerado um dos três maiores nomes da música moderna cearense. O CD contará com a participação de outros músicos cearenses, entre eles o nosso queridíssimo Fagner.

Em turnê pelo país, Simone se apresentará em algumas (privilegiadas) cidades: São Paulo, Ribeirão Preto, Brasília, Rio de Janeiro e, claro, Fortaleza, onde a cantora morou por dois anos. O show se realizará no Anfiteatro Dragão do Mar, nos dias 04/12 às 21:00 hrs e 05/12 às 20:00 hrs.

É uma oportunidade única de conferir de perto dois grandes nomes da nossa rica MPB. Fica o convite para quem gosta de boa música. Com certeza valerá a máxima que o próprio Milton Nascimento cunhou, emocionadíssimo, em uma de suas participações especias em shows de Simone: "Não tem pra ninguém. Simone Guimarães é o que de melhor escutei nos últimos anos”.



Alguém aí ousaria discordar?





P.S.
E eu não poderia deixar de mencionar que a junção desses dois Artistas geograficamente opostos mas artisticamente próximos (uma paulista e um cearense, ora mas quem diria?! ) é a mais concreta prova do reconhecimento do talento e capacidade do nosso povo e um alerta não só para certos brasileiros das outras regiões (que afirmam sermos tão ignorantes e sem cultura) como também para os estrangeiros (que ao chegarem por aqui acham que só tem mulheres rebolando o traseiro a dançar músicas apelativas) que aqui no Ceará se faz música sim, e de qualidade. E que aqui também tem grandes nomes. Com certeza não haveria momento mais propício.


Salve, Salve! Simone CÂNDIDOS e Isaac GUIMARÃES!




12 comentários:

  1. Oi, Gi!

    Parabéns pela postagem. Uma delicada, inteligente e inspiradíssima homenagem à divina Simone Guimarães.

    Depois de ler o seu texto fiquei mais animada e ansiosa ainda pela apresentação dela e do Isaac Cândido aqui em São Paulo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sensacional, Gi.

    Cheguei ao seu ótimo blog graças a um comentário seu no Desinformação Seletiva, blog que acompanho, na maior empolgação, há mais de seis meses. Através dele conheci dezenas de blogs interessantíssimos, e o seu é mais um.

    Através do DS, e agora através de você, fiquei conhecendo e me apaixonando pelo trabalho da Simone Guimarães. Não vou perder de jeito nenhum o show aqui no Rio. E a chance de comprar o CD autografado por ela e pelo Isaac Cândido.

    Quero ver se aida esse mês faço também um post sobre o Cândidos no meu blog, que abri tem um tempão e até hoje não postei nada além de uma promessa de começar as postagens. A hora é essa!

    Obrigado pelo post e pelo incentivo (mesmo que involuntário) pra que eu tome vergonha na cara e entre pra valer na blogosfera rsrs

    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Adorável esta postagem, Gi!

    Voltarei, querida. Foi um grande prazer conhecer o seu cantinho!

    Salve, Salve! Simone CÂNDIDOS, Isaac VASCONCELOS e Gislene GUIMARÃES!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Denise Albuquerque:

    Obrigada pelo comentário querida! Volte sim! Será sempre bem vinda.
    E sim, o show de Simone em Sampa vai ser estouro! IM-PER-DÍ-VEL!

    Um grande abraço!

    Antonio Alves:

    Brigadãoo pelo comentário! É sempre bom fazer novas amizades e sendo amigo do Tuca é meu amigo tb! rs
    E tá esperando o que para abrir com chave de outro o seu blog com um post mais-que-especial sobre Cândidos??? Tá marcando bobeira hein? rsrsrs

    Beijos , querido! volte mais vezes viu? =)


    Aline Chaves:

    Obrigada, Chèrie! e adorável mesmo é vc... volte sim! Ainda tem um pouquinho daquele famoso licor aqui para os recém chegados! ;)

    beijo beijo beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que bela postagem, Gi!

    Estou orgulhosíssima de ter encontrado o seu blog e dado a dica para o Tuca. Ele até tem um certo mérito por ter lhe encaminhado o material sobre o CD, mas sou eu quem teve a primazia de provar o delicioso e afrosisíaco Licor da Gi!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Você tem toda razão, Elza!
    Não posso ser injusta quanto a isso.
    A principal responsável pela existência desse post é você!
    Mas andaste tão sumidinha daqui do meu cantinho que jurei que me tinhas esquecido!
    Não faças mais isso, ok?
    ai ai ai...

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  7. Arrá, pensavas que eu não viria, né?

    Desculpe, querida Gi, esses últimos dias foram brabos. Muito tumulto de trabalho somado a problemas pessoais. O que me salvou foi encher o pote na sexta (não de licor, imfelizmente). Cheguei em casa tão leve que até fiz uma postagem antes de dormir, já de manhã.

    Aeu artigo ficou arretadíssimi, bem o que eu esperava que você fosse capaz de fazer. Tanto que o li como se já o tivesse lido antes. Só que gostei mais ainda.

    Você fala da Simone com muita propriedade, como se a conhecesse há muitos anos. Quem sabe não a conheça mesmo, né?

    O melhor texto que li sobre Cândidos até agora. E olha que já li dois de profissionais experientes e que conhecem bem o trabalho dela.

    E obrigadíssimo pela ilustríssima citação ao meu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Gi, adorei este post...

    Sou o produtor do show da Simone aqui em Brasília, que vai acontecer dia 15, no Teatro dos Bancários. Tu me permites linkar o BLOG ao site de divulgação do show de Brasília?

    Dá uma olhadinha: www.projetovivaaarte.com.br/simoneguimaraes/

    Obrigado!
    Contato: salomao.arte@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Paradisíaca leitora do DS que só eu não visitara ainda!

    Não sou de dar mole pra mulher nenhuma, canalha (do Bem!) que sou. Mas você já foi tão decantada em prosa & verso & licor pelos pacóvios que me ajudam a tocar o blog, que resolvi passar aqui.

    Até que não me decepcionei, sabia?. Você trata as letras quase tão otimamente bem quanto a Natureza que a esculpiu. E sabe do riscado musical.

    Receba os parabéns desse deus apolíneo e dionisíaco que vos sussurra ao ouvido!

    Beijos ardentes e generalizados!

    ResponderExcluir
  10. Theopha,

    Você é o 'canalha do bem" mais encantador que eu ja conheci! ;)
    Muito obrigada pelo comentário. Sinta-se a vontade para fazê-lo quando quiser.

    Beijoss

    Salmoão di Pádua,

    Muito obrigada querido, pela visita e pelo comentário! e, é claro, que permito vc linkar meu blog no site, que por sinal é ótimo! Já andei dando uma boa olhada ... parabéns pelo trabalho! Será uma honra para mim!

    beijo

    Tuca,

    Antes tarde que nunca né mon chèri! rsrs
    Tudo bem, eu perdoo só se você vinher aqui tomar uma dose daquele licor tão saboroso, comigo! ;)

    obrigada pelo carinho de sempre !

    bjo bjo bjo

    ResponderExcluir
  11. Aí, Gi (releve a intimidade...), falo aqui de Santa Rosa de Viterbo (pensou que fosse uma ficção, fala verdade!?). Soube deste Blog pelo AC Zamagna, amigo de velha data.
    A Simone, conheço desde antes de nascer: ouvi o avô dela tocar violino e piano, cantei e bebi, principalmente bebi (meu Deus, cadê aquele fígado!), com o pai dela, o saudoso Márcio Guimarães, primo meu por cortezia.
    A mãe dela, 'dona Mariana' foi minha professora de Grupo Ecolar
    A Simone foi chegando naturalmente, engatinhando entre as pernas dos amesendados. E não é que a menina foi além do que todos esperávamos?!
    Seu artigo, Gi, aborda com fidelidade o talento em que ela se transformou.
    Já que tenho responsabilidade na criação dessa garota - o pai dela me pediu muito... - então eu agradeço sua gentilíssima inspiração.
    Vida longa para Simone Guimarães.
    Beijos
    Romeu Antunes

    ResponderExcluir
  12. Romeu,

    Obrigada pelo seu comentário! Muito bom ler suas palavras. Tuca me falou de você também. Já sabia que Simone se tratava de alguém com talento fora do comum e depois de assistir ao show dela aqui em fortaleza então, a admiração só cresceu. De fato, ela é uma das poucas vozes mais marcantes que já ouvi. Pudera! Além do dom que ela possui, a sorte de poder conviver com tantos talentos desde pequenininha não poderia dar em outra coisa. Dou-te os parabéns pela parte que te cabe nessa "criação" como você mesmo colocou.

    Seja sempre bem vindo por aqui, viu?

    um abraço!

    ResponderExcluir