segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O preconceito anda de mãos dadas com a ignorância.

Sim, meus caros amigos leitores! Quem me conhece sabe que injustiças e preconceitos são algo que me tiram do sério. E hoje, nas minhas andanças pelo mundo virtual, um fato me chamou atenção e como tudo que me chama atenção não poderia ficar de fora desse blog. Muitos de vocês ja devem saber do ocorrido mas para os mais desavisados eu irei fazer um breve resumo: Mayara Petruso, paulistana, estudante ou graduada em Direito (isso não ficou realmente claro), depois da vitória petista de ontem, resolve se indignar da maneira mais insensata que alguém pode fazer: atacando os Nordestinos.Taxando-nos de burros e pregando a nossa morte para quem quisesse ler , em várias redes sociais. Todos nós sabemos que a internet é uma poderosa ferramenta de comunicação em massa. E tudo que pusermos nela deve ser antes de tudo, analisado, ponderado com o máximo de cuidado. Com certeza a nossa cara Mayara não estava pensando nisso quando publicou suas "infelizes" palavras.
E como a parte que me toca (e toca muito), por ser nordestina também (e ter muito orgulho em ser) , não poderia me calar diante disso. E Não devemos nunca calar. Calar é uma forma de aceitação e não devemos jamais aceitar isso. Preconceito é crime e deve ser denunciado e punido como tal.

Muitos foram os comentários de pessoas revoltadas com a atitude da moça. E em um desses comentários, uma pessoa dizia que ela fazia parte da" minoria intelectualizada, esclarecida" . Será mesmo? Será que pessoas verdadeiramente intelectuais e esclarecidas teriam atitudes tão medíocres? teriam mentes tão pequenas para fazer tais afirmações? Aposto que não. Ok. Nos deram a tal "Liberdade de Expressão" mas algumas pessoas fazem mau uso dela. Simplesmente não sabem o que estão dizendo e querem descontar todo o seu ódio em coisas sem sentido. Logo a insensatez não está nenhum pouco associada ao intelectualismo e ao esclarecimento.

Se desejamos mudanças no mundo, no país, na sociedade que essas mudanças comecem a acontecer a partir de nós mesmos. A partir de nosso modo de pensar, de agir, de enxergar o mundo, não com olhos de quem vê mas com olhos de quem sente. Com certeza essa lição a senhorita Petruso já aprendeu.

E se ela reclamava esbravejante dos direitos que deram à nós nordestinos de exercermos a nossa cidadania (tal como ela e todos os brasileiros) através do voto. Eu por outro lado, deixo aqui o meu muito obrigada a quem deu o direito à ela de assinar a sua própria sentença: a de uma pessoa completamente preconceituosa, alienada, medíocre, ignorante e ultrapassada. E ainda ganha, de quebra, uma (má) fama. Se era isso que ela queria, ela conseguiu. E com seus próprios méritos.


Até que ponto chegamos...

Um comentário:

  1. Oi, Gi!

    Vim saber quem é a blogueira cearense de quem a Elza me falou tão bem.

    E ela tem toda razão, o que na verdade eu já sabia porque quem gosta do trabalho da Simone Guimarães já ganha muitos pontos comigo. É uma amiga de muitos anos, e ídola desde que a ouvi tocando e cantando pela primeira vez. E olhe que nessa época ela era só uma caipira de 15 anos do interior paulista.

    Estou comentando sobre a Simone aqui neste post porque ele tem tudo a ver com esse trabalho dela. Ontem, ao ouvir pela primeira vez o disco, fiquei arrepiado até na sola dos pés!

    Diante desse tsunami de boçalidades fascistas veiculado no Twitter por paulistas (dezenas, não só a Mayara) e do movimento deflagrado em Sampa por centenas de universitários que querem brecar a migração nordestina para SP, o que, na visão(?) deles, está solapando os valores culturais paulistas... eu posso dizer o que é esse trabalho da Simone numa única frase, a qual pretendo usar e abusar na divulgação do CD e da mini-turnê de lançamento que ela fará em dezembro:

    "Em seu novo CD - Cândidos - a PAULISTA Simone Guimarães exalta a cultura musical e póetica do Nordeste!"

    O CD tem, de autoria dela, só uma letra, musicada pelo Isaac Cândido, compositor que ela descobriu aí em Fortaleza. As demais faixas são também composições dele feitas para poemas de diversos poetas cearenses.

    Quando ainda não havia ouvindo nem metade das faixas, pensei: o pior que pode acontecer a partir deste trabalho é a Simone ser linchada por esses xenófobos nazistas de Sampa... e ganhar um lugar de honra em milhares e milharee de altares e oratórios do Nordeste, sentadinha no colo de Padim Ciço!

    É incrível o CD, parece coisa de vidente! Não me lembro de ter visto ou ouvido um trabalho artístico tão oportuno.

    Daremos mais notícias sobre o CD e a turnê - que começa, é claro, por Fortaleza, nos dias 4 e 5 de dezembro. Se você puder ajudar a divulgar, nos avise, que enviaremos material farto sobre o trabalho. E até posts prontinhos, com ilustração e até clips da Si - e exclusivos!

    Mas com uma condição da qual não abriremos mão... Exigimos, pelo menos, uma dose per capita de seu famoso e milagroso licor caseiro!

    Beijos

    ResponderExcluir