segunda-feira, 5 de março de 2012

Ouvindo Estrelas


"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo 
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, 
Que, para ouvi-las, muita vez desperto 
E abro as janelas, pálido de espanto. 

E conversamos toda a noite, enquanto 
A Via Láctea, como um pálio aberto, 
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, 
Inda as procuro pelo céu deserto. 

Direis agora: "Tresloucado amigo! 
Que conversas com elas? Que sentido 
Tem o que dizem, quando estão contigo?" 

E eu vos direi: "Amai para entendê-las! 
Pois só quem ama pode ter ouvido 
Capaz de ouvir e entender estrelas."

Via Láctea - Olavo Bilac





3 comentários:

  1. Olá Bela! Não poderias ter feito escolha melhor! Dos 35 Sonetos da "Via Láctea" esse, sem dúvida, é o mais bonito e delicado. Como bem disse João do Rio: "Bilac chegou à perfeição - é sagrado". E eu complemento que essa "lírica amorosa" ninguém mais possui. É incomparável e imbatível o Sr. Olavo Bilac! Grande e eterno Poeta brasileiro. E você, bela? Andas tão sumida... Não abandones quem te quer bem! Um beijo enorme!


    X

    Deixa que o olhar do mundo enfim devasse
    Teu grande amor que é teu maior segredo!
    Que terias perdido, se, mais cedo,
    Todo o afeto que sentes se mostrasse?

    Basta de enganos! Mostra-me sem medo
    Aos homens, afrontando-os face a face:
    Quero que os homens todos, quando eu passe,
    Invejosos, apontem-me com o dedo.

    Olha: não posso mais! Ando tão cheio
    Deste amor, que minh'alma se consome
    De te exaltar aos olhos do universo.

    Ouço em tudo teu nome, em tudo o leio:
    E, fatigado de calar teu nome,
    Quase o revelo no final de um verso.

    p.s. Também gosto desse que é o 5 soneto dos 35 da "Via Láctea".

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  2. Meu querido amigo Rodrigo Praciano! Que saudade das nossas longas e prazerosas conversas! E que saudade também da minha amada Minas! Qualquer dia desses chego por aí pra te dar um abraço! :) E quanto aos Sonetos de Bilac, no comments! São lindos, todos eles! Mas este, que é o XIII, é especial demais pra mim. Já falei isso várias vezes mas nunca é demais repetir: é sempre uma honra pra mim a sua presença aqui no meu cantinho. Fique bem feliz, meu querido! Mande um abraço pros seus e um beijo especial em você!

    ResponderExcluir
  3. Desculpe, bela! Cometi um equívoco. O Soneto que coloquei acima é o 10° e não o 5°, mil perdões! E já sabes que as portas de minha humilde residência estarão abertas para recebê-la. E a honra é toda minha! Beijos saudosos.

    ResponderExcluir