sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Ouvindo o silêncio


Não sei dizer exatamente como nem quando aconteceu, só sei que de alguma forma chegamos ao ponto onde, como dizia Renato Russo, as pessoas falam demais por não terem nada a dizer. E então começaram a falar tanto, mas tanto que as palavras se tornaram pequenas e  muitas delas que eram cheias de significado, hoje, já não significam quase nada.

Além das palavras terem se tornado só palavras, o silêncio se tornou um problema. Nós esquecemos como é que se faz para apreciar esses pequenos momentos onde não temos nada a dizer, mas não porque estamos chateados com quem está ao nosso lado, que é o que a maioria pensa, mas sim porque às vezes queremos só apreciar o momento.

Pensei muito nisso depois de ir ao cinema assistir "O Artista". Que filme maravilhoso! Nele podemos entender o real significado da  palavra expressão. Muitas vezes nos expressaríamos melhor, com muito mais clareza e sinceridade se parássemos de falar um pouquinho e fizéssemos mais. Dizer que sente saudade é muito pouco, perto de ir fazer uma visita a alguém que você já não vê faz tempo. Dar os parabéns por alguma conquista de outra pessoa, não é a mesma coisa que comemorar essa conquista junto com ela. E dizer eu te amo não é a mesma coisa de preparar uma surpresa, de mandar flores, escrever uma carta, ou várias outras coisas que podemos fazer para mostrar para alguém que se ama, ao invés de só dizer.

Não vivi a era do cinema mudo mas já vi alguns filmes, principalmente de Chaplin, e confesso que assistir a um filme que foi propositalmente feito em preto e branco, e mudo, em uma época onde tudo explode, tudo faz barulho, todos falam o que sentem sem precisar mostrar que realmente estão sentindo, foi uma experiência muito boa.

No começo, me senti um pouco estranha, em certos momentos eu conseguia ouvir as pessoas mastigando as pipocas, um celular tocou por descuido, e deu para acompanhar os trailers que passavam na sala ao lado. Mas o filme me prendeu de uma maneira incrível e me fez realmente pensar, nem sei se a intenção era mesmo fazer refletir ou deixar alguma lição, mas essa coisa do silêncio que incomoda tanto, ficou em mim por uns dias.

Se você não é muito dado ao silêncio, mas também quer fugir dessa onda de falar sem dizer nada, encontre outra forma de se expressar, vá escrever, dançar, cantar, pintar, esculpir, qualquer coisa com a qual você se sinta bem. Mas vamos tentar manter em mente que dizer só com palavras é fácil e não é o bastante, muitos dizem para os seus maiores inimigos que os amam com uma facilidade imensa. Difícil é falar com os olhos, com o coração, enfim, com o corpo todo. Afinal, a boca é o que menos fala e isso a gente vai descobrindo com o tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário